header
 

A hora da mudança

Não é fácil compreender a dinâmica de um setor. De nenhum setor. Há uma ilusão de poder quando se domina um mercado, como se isso fosse conhecimento. O Brasil precisa avançar em seu conceito de empreendedorismo. Precisa avançar em sua noção sobre necessidade e oportunidade. Os setores que captaram a base dessa questão estão bem à frente e usufruindo da posição alcançada.

A vantagem de estar à frente é ter tempo para se preparar para o que virá. A desvantagem, é saber que tem muito empreendedor de olho no que você está fazendo e podem surpreendê-lo.
Há muito tipo de mudança. Quando ela é conceitual, movimenta mais as bases institucionais. Quando é de segundo plano, é apenas ajuste de posição. Expliquemos. Se você é homem da pedra lascada e o mundo torna-se era do bronze, se não mudar de fundamento, morreu. Ou viverá como coadjuvante de uma história de gente grande. Virou folclore.
Façamos uma analogia simplista. Você era revendedor de cartões para controle dos trabalhadores da indústria. Vendia toneladas do produto por mês. Com o relógio digital, sua empresa desapareceu e hoje vive atendendo uma base insignificante de empresas.
Essa movimentação está relacionada ao salto tecnológico. Observemos os carros e sua evolução. Não adianta querer parar o tempo para dar sentido ao seu Fusca. Ele jamais será o motor do mercado automobilístico. Pode até haver alguém (empresa) que queira dar roupagem nova ao seu estilo retrô. Mas é apenas porque há um mercado forte voltado aos saudosista (como você), mas de um mundo que já era. Vende-se o clima do passado, tendo como fundamento nova tecnologia.
Não adianta apenas treinar. É preciso saber que a roupa, nesse sentido apresentado, troca-se todos os dias. E tem muita gente preocupada em fazer bonito no mundo, o que pode destoar com seu estilo depassé. O futuro é ontem. O amanhã está se preparando para envelhecer. A base é fazer bem feito o que é fundamental, e isso não se explica antecipadamente.
Mesmo que tudo isso não passe de aparência, na prática o negócio quebrou ou vai quebrar se não estiver sincronizado com a demanda real. Não será fácil encontrar o eixo de um pensamento que você não aceita. Se percebeu que a superfície é apenas um detalhe, demonstre que está preparado para acompanhar essa tendência em sua essência com sabedoria. Capacite-se, capacite sua equipe e sua grandeza vai se revelar diante dos olhos de todo. Ou o tempo vai dar conta do seu limite.

ARTIGO OUTUBRO/2019

Avatar

Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

Footer L
Footer R