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Lucratividade X Rentabilidade

Domínio de conceitos do mercado pode ser importante para clarear o horizonte de um empreendedor. Para ser mais filosófico, o conceito é uma espécie de luz que facilita a visibilidade do que se pretende compreender. Quando o conceito é bem fundamentado e a pessoa se apropria de sua grandeza, ele (o conceito) ilumina o caminho para se seguir em frente e dominar novos territórios do conhecimento.

Vejamos, por exemplo, dois conceitos corriqueiros no mundo da economia: rentabilidade e faturamento. Podemos simplesmente desconsiderar a diferença entre ambos quando temos um negócio em que o faturamento é alto e rentável, mesmo sem sabendo disso. Você vai achar que perder tempo com a diferença entre ambos é coisa de quem não tem o que fazer. Até que um dia descobre que sempre teve um bom faturamento na empresa, mas a situação financeira está crítica. O que aconteceu?
Pois é. Quando se tem um capital para investir, é preciso saber antes se vale a pena investi-lo em ações ou em um negócio, em um empreendimento. Porque na bolsa, o valor pode ter uma rentabilidade anual X, que garanta a sobrevivência do investidor e sua família, sem ter que sofrer com nada além de saber se posicionar bem no day trade, nas Blue chips, em uma cesta diversificada de ações, no dólar ou em lances robustos em contratos futuros etc. O problema é: e quando se aposta em cavalo errado?
Abrir uma empresa não seria menos arriscado do que investir em ações? Tudo depende da vocação. Para quem está no mundo empresarial, não vai se desgastar com a ideia de que poderia muito bem ter colocado toda a sua grana em uma ação que mira o topo da montanha ou ações da... Vale. Poxa, perdeu muito. Percebeu o risco? Mas para quem sabe do traçado no mundo das ações, sabe também se proteger. Por outro lado, é um mundo de encantos poder abrir um negócio e vê-lo crescer, porque a ideia vingou e tem futuro. É uma cultura em movimento.
Essa relação entre ações e empreendimentos é só para destacar que ambos devem trabalhar com um horizonte de rentabilidade. O dono da empresa precisa ter essa visão. Só assim ele não ficará perdido com o quanto o seu negócio vendeu, faturou e lucrou. A engenharia para calcular os custos de um negócio não é fácil. No balanço final, movimentar dinheiro não é o mesmo que ganhar dinheiro. É preciso saber exatamente que a rentabilidade é o resultado final de todas as variáveis.
O olhar não pode se perder diante de informações impactantes. Para conseguir X% de rentabilidade, o bom empresário sabe muito bem a leitura que deve fazer do seu negócio. Se não souber, deve procurar assessoria, ou em pouco tempo entrará em colapso e achar que o melhor seria fechar a lojinha e botar todo seu dinheiro na bolsa. Mas quem perde com essa decisão é a sabedoria do mercado e a sociedade, que precisa de bons empreendedores para seguir adiante e de bons investidores para gerar recursos para novos empreendimentos.

ARTIGO FEVEREIRO/2019

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Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

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